top of page
Buscar

A importância das recomendações na atividade de Auditoria Interna

  • Foto do escritor: audim pbh
    audim pbh
  • 2 de out. de 2020
  • 2 min de leitura
ree

As recomendações visam ao aperfeiçoamento dos processos de governança, gestão de riscos e controles internos, à melhoria nos processos de trabalho, ao incremento da eficiência, eficácia e efetividade e à correção de desconformidades.


É, portanto, principalmente por meio das recomendações que as auditorias agregam valor à gestão das unidades auditadas. Elas são tão importantes para o processo de auditoria que, na maioria das vezes, somente podemos afirmar que um trabalho de auditoria atingiu seus objetivos após o atendimento das recomendações dele decorrentes. Por isso mesmo elas exigem muito cuidado na sua elaboração.


Dessa forma, o monitoramento das recomendações deve ser realizado de maneira criteriosa.

Necessário se faz o  planejamento das ações de monitoramento, considerando os objetivos das ações recomendadas e buscando a melhor maneira de auferir seus resultados. O simples envio de solicitações de auditoria e análise das respostas (ou da falta delas) pode não ser suficiente para verificar o cumprimento das recomendações.


As atividades de monitoramento podem incluir novos procedimentos de auditoria, seja consulta a sistemas ou base de dados, visitas às Unidades Auditadas. Pode ser necessário buscar o contato com o gestor, seja por meio de reuniões, telefonemas ou vídeo conferências, para se conhecer ações implementadas, as dificuldades, restrições e a situação atual da Unidade Auditada e dos achados de auditoria.


O monitoramento das recomendações também pode ser uma oportunidade de aprimoramento para os(as) auditores(as) e Diretores(as). Após o prazo de implementação, é possível reavaliar a qualidade das recomendações expedidas pela CTGM, permitindo que as lições aprendidas possam contribuir para um processo de melhoria contínua, não apenas para a habilidade de elaboração de recomendações, mas para a realização dos trabalhos de auditoria como um todo, já que desde o planejamento até o monitoramento as fases da auditoria são inter-relacionadas e contribuem para o êxito dos trabalhos.


Em breve, publicaremos material mais completo sobre o assunto, inclusive o Passo a Passo do monitoramento de recomendações expedidas pela Controladoria-Geral do Município.


Autoria: Renato Marciano da Silva

 
 
 

Comentários


Logo da AUDIM

Av. do Contorno, 2.905, sala 406,

Bairro Santa Efigênia

Belo Horizonte/MG

bottom of page