O Acordo com a Controladoria de Sete Lagoas apresenta resultados positivos
- audim pbh
- 17 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Em reunião realizada no dia 12/11/2021 com a presença do Auditor-Geral do Município de Sete Lagoas, Magno Machado, do Analista de Sistemas, Matheus Neves, da Subcontroladora de Auditoria Cristiana Lemos e dos auditores Ricardo Lara, André Guimarães, Angie Neves França, Rodrigo Soares e Vicente Joel foi apresentado um painel da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas - PMSL com informações consolidadas que fornecem um panorama geral do perfil de seus servidores, além dos primeiros resultados de cruzamentos da Trilha de Auditoria que objetivou verificar o pagamento a servidores daquele município com registro de falecimento no SISOBI.

O painel entregue pela CTGM proporciona à Controladoria Geral do Munícipio de Sete Lagoas - CGM Sete Lagoas, uma visão geral e estruturada dos servidores daquele município, permitindo uma atuação mais eficiente do controle na área de pessoal.
O Auditor-Geral Magno Machado mostrou-se muito entusiasmado com as possibilidades de controle e perspectivas proporcionadas pelas Trilhas de Auditoria e considerou essa parceria importantíssima para o desenvolvimento de um trabalho de controle interno cada vez melhor.
O auditor André Guimarães explicitou as ferramentas utilizadas pela CTGM na criação e desenvolvimento das trilhas e reafirmou que a CGM Sete Lagoas terá o auxílio necessário para que possa consolidar a expertise na criação de trilhas. De fato, as trilhas de auditoria não podem simplesmente ser copiadas, pois precisam retratar a realidade normativa e de riscos do órgão que a utiliza. A ideia é que a CGM Sete Lagoas seja capaz atuar de forma independente, criando seus próprios cruzamentos.
Considerando o objetivo de fomentar a atuação do controle em rede também foi desenvolvida a trilha de acúmulos, na qual foram identificados 7 alertas relacionados a possíveis acúmulos indevidos de cargos dos dois municípios, os quais serão devidamente analisados pela DAGI.
As Trilhas de Auditoria, através do uso de técnicas de captura, agrupamento e correlacionamento de informações, representam as mais recentes tendências em Controle na Administração Pública de todo o país. E esse intercâmbio de conhecimentos técnicos, experiências, informações e tecnologias é, de fato, relevante para o aumento da eficiência e da efetividade das atividades da auditoria interna.

Comments