top of page
Buscar

Trilhas de Parcerias apresentadas para o Controlador Geral

  • Foto do escritor: audim pbh
    audim pbh
  • 10 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

No último dia 09, foi realizada na sala de reunião do 10º andar da CTGM, a apresentação da primeira versão das Trilhas de Auditoria para o controle de Parcerias, que contou com a presença do Controlador Geral, Leonardo Ferraz.

Também estiveram presentes: a Subcontroladora de Auditoria (SUAUDI), Cristiana Lemos, os servidores da Diretoria Especial de Inteligência de Dados (DINT): André Guimarães e Rodrigo Soares; da Diretoria de Auditoria e Gestão da Informação (DAGI), Ricardo Lara, da Diretoria de Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção (DICC), Renata Rezende e da Diretoria Normativa de Convênios, Parcerias e Congêneres (DNCP), Daniela Vieira. 


A demanda, que partiu do Gabinete do Controlador, surgiu no sentido de se aprimorar o fluxo de emissão de certidão das entidades que celebram parcerias com a Prefeitura, classificadas de acordo com a situação das prestações de contas dos respectivos instrumentos jurídicos - IJ. 


Estão ativas atualmente, mais de mil parcerias com o Município. A ferramenta permite que se visualize um panorama desses contratos, como na figura abaixo. Consegue-se observar a situação geral das prestações de contas das parcerias, a quantidade gerada por ano, qual Órgão recebe o maior número de repasses, quais objetos recebem a maior quantidade de recursos, quais entidades possuem mais instrumentos jurídicos entre outros.

Visão geral das parcerias
Visão geral das parcerias

Para a Diretoria Normativa de Convênios, Parcerias e Congêneres, é importante classificar as entidades de acordo com a situação da prestação de contas da parceria.

Situação de um Instrumento Jurídico
Situação de um Instrumento Jurídico

Atualmente as prestações de contas são classificadas pela Administração em três tipos, nessa ordem:


  •  Positiva;

  •  Positiva com efeito de Negativa;

  •  Negativa; 


Em regra, a situação de uma entidade vai de acordo com a “pior” situação de cada IJ firmado com a Administração e a situação de cada IJ é definida pela “pior” situação da prestação de contas.


A forma como a Trilha está construída, com a busca quase em tempo real dos dados, mais a regra definida pela DNCP, permite que a Entidade seja classificada imediatamente, gerando um ganho de produtividade muito importante para o órgão. 

Situação de um Instrumento Jurídico
Situação de um Instrumento Jurídico

As trilhas estão em fase de ajustes e homologação, podendo acontecer a criação de mais cruzamentos e relatórios pertinentes ao tema. 

 
 
 

Comments


audim bh

Av. do Contorno, 2.905, sala 406,

Bairro Santa Efigênia

Belo Horizonte/MG

bottom of page